Sempre gostei de frutas, até mais do que doces como chocolate ou sorvete. Mas, nem sempre fui muito fã de legumes. Hoje em dia, gosto de todos os tipos de verduras, legumes e grãos e, aqui em casa, comemos legumes e frutas todos os dias, em todas as refeições.
Por isso, vou à feira pelo menos uma vez por semana, mas, nunca compro mais do que sei que será consumido em uma semana ou, no máximo, em dez dias. Dessa forma, tenho sempre vegetais frescos e que são usados antes de estragar.
Como já mencionei antes, percebi que fazer as escolhas certas na hora de fazer a feira é um pouco difícil pra algumas pessoas. Por essa razão, resolvi contar o meu sistema de compras e, se servir de ajuda pra alguém, maravilha!
Eu sempre começo com uma lista. Tenho um caderninho e uma caneta que ficam ao lado da geladeira e anoto tudo que:
- usei a última unidade (banana, tomate, batata etc)
- está acabando e não fico sem (cebola, alho, ovos, manjericão etc)
- frutas e legumes que gostamos e já faz algum tempo que não comemos
- ingredientes de alguma receita específica que quero fazer nos próximos dias
No dia que resolvo ir à feira, levo essa lista. Mas, é claro, que, conforme vou andando pelas barracas, adiciono à sacola alguns itens que não estavam na lista e até deixo de comprar outros que estavam na lista se eu achar que não vale a pena comprar por alguma razão, como preço ou qualidade, por exemplo. Mas, o mais importante na hora de fazer essas alterações é fazer-se algumas perguntas:
- o pessoal lá de casa gosta disso?
- como vou cozinhar isso? Vou conseguir usar antes de estragar?
- tenho espaço adequado e suficiente pra estocar isso? Na fruteira, no armário ou na geladeira.
Eu fico atenta à variedade de frutas e legumes que levo pra casa. Tento comprar coisas diferentes toda semana. Por exemplo, gostamos muito de bananas e maçãs, então, tenho que comprar essas frutas todas as semanas, mas, dependendo das opções e preços da semana, incluo kiwis e morangos; na semana que vem, levo mamão e uvas; na outra, compro maracujás e framboesas. Faço a mesma coisa com os legumes e as verduras. Isso é muito importante porque, apesar de sempre muito nutritivos, os diferentes vegetais têm diferentes nutrientes e precisamos comer uma variedade grande deles pra ter o máximo benefício que eles podem nos proporcionar.
Uma dica muito boa é se basear na cor: leve pra casa uma sacola bem colorida e leve pra mesa um prato bem colorido. Vegetais de diferentes cores, têm diferentes grupos de nutrientes essenciais pra nossa saúde. Além do que, visualmente, deixa a comida muito mais atrativa!
Mas, e quanto à quantidade? É muito importante comprar a quantidade adequada. Principalmente de produtos frescos, sem conservantes, que estragam rapidamente. Novamente, eu me faço perguntas do tipo:
- pra quantas pessoas vou cozinhar isso? Duas? Quatro? Dez?
- com que frequência vamos comer isso? Por exemplo, eu e meu marido, comemos batatas duas ou três vezes por semana, mas, mandioquinha, só de vez em quando. Então, vou comprar batatas o suficiente pra três refeições pra duas pessoas e, mandioquinha somente o necessário pra fazer talvez dois pratos de sopa ou duas porções de purê.
- a quantidade específica que a receita pede, caso eu esteja comprando algum item que não uso muito frequentemente.
- dá pra congelar ou guardar por bastante tempo? No caso de produtos que vêm em quantidade bem maior do que a gente consegue consumir como, por exemplo, ervas muito aromáticas que não se usa todos os dias (endro, rosmarinho, sálvia etc) e que um pequeno maço acaba sendo muito.
Outros cuidados que tomo:
- procuro não ir às compras quando estou com fome.
- me baseio em unidades mais do que em quilos. Por exemplo, sei que pra uma refeição, vou usar um torno de uma cebola pequena. Então, coloco na sacola em torno de 10 cebolas pequenas ou 5 médias, em vez de pesar.
- compro somente o que sei como cozinhar. Apesar de gostar de aventuras culinárias, antes, eu estudo bem a receita e me certifico de que estou pronta pra testá-la sem desperdiçar demais.
E mesmo se todos esses cuidados não forem suficientes e eu percebo que os morangos estão começando a ficar muito moles, eu faço uma vitamina ou geleia. Ou se o que está perto de estragar é a abóbora, faço uma panelona de sopa e congelo em porções individuais. O importante é não desperdiçar. :-)
----------------------------------------------------------------------------------------------------
I always liked fruits, even more than sweets like chocolate or ice cream. But I wasn't always a big fan of vegetables. Nowadays, I like all kinds of vegetables and grains and, at home, we eat vegetables and fruits every day, at every meal.
And even if all these precautions are not enough and I realize that the strawberries are going too soft, I'd do a smoothie or jam. Or if what's near to spoil is the pumpkin, I make a big pot of soup and freeze it in individual portions. The most important is to avoid waste. :-)
No comments:
Post a Comment