Pages

Translate

What do you seek?

Wednesday, November 23, 2011

Não esqueça do leite!

Um estudo canadense mostrou que o consumo de leite aliado a treinos de resistência proporciona um maior ganho de massa muscular e de força, além de diminuir os índices de gordura corporal.

Aqui, o link de um vídeo produzido pela BBC mostrando que consumindo alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), ajuda o nosso corpo a absorver somente a metade das gorduras que ingerimos.

Todos sabemos que o leite é fonte de proteína, vitaminas e sais minerais, principalmente o cálcio. E graças ao cálcio, agora sabemos que o leite ainda pode ser uma ajuda no controle de peso.

Ainda bem que a maioria das pessoas gosta de leite. Na minha casa, consumimos em média 1 litro por dia: café com leite, chá com leite, leite com chocolate, com cereais, mingau etc. Vale também lembrar que o leite faz parte da receita de vários pratos e sobremesas. O que é uma boa notícia pra quem não gosta de tomar leite. Outra boa notícia pra eles é que existem os laticínios, produtos feitos de leite, como queijos, iogurtes, manteiga, leite condensado etc. E todos também carregam o cálcio em suas composições.

Minha mãe faz um manjar de coco que fica uma delícia e que tem o leite como ingrediente principal. Aqui, ela orgulhosamente divide conosco a receita:

1 litro de leite
8 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de maizena
100g de coco ralado
Diluir a maizena num copo de leite (parte de 1 litro). Misturar tudo numa panela e mexer, sem parar, até a mistura engrossar. Deixe cozinhar por uns 5 minutos. Minha mãe dá a dica de só adicionar a maizena diluída quando o leite já estiver quente, começando a ferver, assim você não tem que mexer a mistura por muito tempo! Coloque na forma molhada e deixe esfriar na geladeira por duas horas.

A famosa calda de ameixa ela faz assim: mistura numa panela 50g de ameixa preta sem caroço com 4 colheres de sopa de açúcar e meio copo de água e cozinha até engrossar um pouco e as ameixas ficarem bem macias.

Pra servir, vire o manjar num prato e jogue a calda por cima. Simples e nutritivo! :-D

A título de curiosidade, pra quem tem dúvida, aqui um pouco de informação sobre a classificação básica brasileira:

Leite integral contém 3% de gordura, leite semi-desnatado contém em torno de 1.8% e o leite desnatado, em torno de 0.5%. Não importando a forma de embalagem (saquinho, longa-vida, em pó).

Tipo A = menor carga bacteriana. Geralmente, é tratado e embalado no mesmo local da ordenha.
Tipo B = carga bacteriana 8 vezes maior que o leite tipo A. Geralmente, é tratado e embalado em local diferente da ordenha.
Tipo C = carga bacteriana 30 vezes maior que o leite tipo A. Geralmente, provém de diversas fontes de ordenha, é misturado, tratado e embalado. (fonte: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

Não esqueça do leite! ;-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts