Pages

Translate

What do you seek?

Friday, November 25, 2011

Hoje é sexta-feira, traga mais cerveja...

Na verdade, lá em casa, agora, todo dia pode ser dia de cerveja! :-D Trinta e duas garrafas a cada lote fermentado! Isso mesmo. Nosso primeiro lote de Coopers Ale é um sucesso!

No Brasil, a moda entre os bebedores de estilo são as cervejas artesanais.  É cada vez mais fácil encontrar novas marcas da bebida, produzidas por pequenas e médias cervejarias que vendem seus produtos em bares onde se pede uma lager ou uma stout em vez de um simples chopp. Mercado que cresce em torno de 15% ao ano. Tem até agência de turismo vendendo pacotes internacionais de visitação a cervejarias artesanais na Europa e nos Estados Unidos. Então, quem se arrisca a fazer a própria cerveja em casa quando é tão fácil e bacana ir a um bar da moda, com os amigos e participar da degustação de cervejas artesanais combinadas com queijos e carnes? A "maluca aqui"!! hehehe

É que, na Austrália, a moda é comprar o kit de ingredientes das grandes marcas, disponibilizados pelos próprios fabricantes, e "copiar" a cerveja em casa. Meu marido já tinha, há alguns anos, os acessórios (barrilzinho, termômetro, densímetro, aquecedor). Então, nos animamos a comprar o kit de ingredientes e as garrafas e pôr mãos à obra!

O processo de fermentação completo da ale - cerveja de alta fermentação (temperatura alta, entre 16 e 24C) - é de mais ou menos 14 dias. Sete dias de fermentação no barril e mais sete dias fermentando dentro das garrafas. Enquanto isso, a gente toma a original mesmo!

Quando abrimos a primeira garrafa, 15 dias após o início da fermentação, achamos que precisava de um tempo maior porque tinha muito gosto de fermento. Então, deixamos uma semana a mais. Daí pra frente, foi só alegria! O sabor e a aparência eram muito similares à Coopers original. A cerveja ficou gostosa, leve e não muito alcoólica (5% Alc/Vol). Os amigos que nos visitaram, adoraram!

Como não bebemos nem a metade do estoque, ainda não decidimos qual será a próxima investida! Porque o legal é fazer experimentos, claro. Mas, assim que o próximo lote ficar pronto, eu conto.
Então, daqui pra frente, não compramos mais cerveja! ;-)

2 comments:

Popular Posts