Pages

Translate

What do you seek?

Sunday, December 5, 2010

Conheça o mundo através do prato!

Tenho comigo que a melhor maneira de "ser introduzida" à uma nova cultura é através da comida local. O que vem no prato é um reflexo do cotidiano e da história da gente do lugar.

Quem não fez muita pesquisa, se espanta ao encontrar ótimas padarias em Calangute, vilarejo do estado de Goa, na Índia! Atuais resquícios da colonização portuguesa do sudoeste indiano. Ou - indo mais perto de casa - fica em dúvida se acredita ou não que "pizzaria" é o tipo de restaurante em maior número no estado de São Paulo, mais do que na própria Itália! Devido a que? Imigração italiana no começo do século passado. Ou ainda se irrita ao receber um copo cheio de gelo com em torno de um terço de coca-cola em qualquer bom restaurante de Cingapura! Essa minúscula e quente ilha do sudeste asiático que registrou a "menor temperatura de sua história" em 1934, 19.4 graus Celsius!! O povo de lá adora tudo gelado! Tudo com gelo!! Pra brasileiro que detesta bebida diluída em gelo derretido, é irritante!

Outra razão para a comida ser minha eleita no quesito exploração do mundo é muito simples: adoro comer!! E cozinhar também, se não for necessário um dia inteiro e muita maestria. Tenho passado todos os anos da minha vida experimentando tudo quanto é tipo de comida que tenho chance e alguns anos cozinhando bastante, muito mais nesse ano que já vai terminando.

Há algumas semanas, fiz uma lista dos principais pratos brasileiros que já experimentei e jurei cozinhá-los um a um. Pra matar a saudade, aprimorar meus conhecimentos culinários e, claro, comer! Bem, a lista não representa o país todo, com certeza; ainda tenho muito que conhecer da nossa cozinha tradicional. Mas, vai me manter ocupada pelos próximos meses... Minha intenção é dividir com vocês as minhas experiências ao longo da "jornada".

Por hoje, tenho a contar que, no último fim de semana, fiz um churrasco com alguns amigos - dois brasileiros e outros seis de diversas nacionalidades - e fiquei contente em ver a apreciação de duas inglesas sobre a nossa adorada "maionese" (a salada fria com batata cozida e outros legumes e, claro, maionese) e uma amiga filipina que se encantou com o creme de papaia com licor de cassis (aqui, só usei uma calda doce de cassis, um tipo de xarope, porque não encontrei o licor!). A farofa com farinha de rosca (também não achei farinha de milho em flocos, muito menos farinha de mandioca) foi pedido de um dos brasileiros presentes! Os gringos olharam com desconfiança praquele prato com uma grossa farinha tostada, mas acabaram cedendo ao sabor do bacon frito e do contraste da banana frita com cebola.

Tenho repetido essas três receitas com freqüência ultimamente. O que? Simples? Sim, concordo que são receitas simples, mas, quando se está num lugar muuuuuito longe do qual a receita se origina, fica mais difícil "acertar no ponto". Então, venho experimentando diferentes tipos de batata e marcas de sorvete de baunilha, assim como várias receitas de farofa (com ou sem azeitona, com bacon ou com lingüiça etc etc). Esse é um fator que dificulta e desafia o cozinheiro estrangeiro, mas ao mesmo tempo torna tudo mais divertido já que o sujeito é obrigado a usar a criatividade pra solucionar a falta desse ou daquele ingrediente! :-)

Uma brasileira falando de conhecer o mundo através do prato de comida brasileira?! Não faz sentido?! Ah, faz se o prato for dividido com gente de outras partes do mundo! ;-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts