Pages

Translate

What do you seek?

Thursday, July 21, 2011

Viajar é mais que cultura e boas fotos. / Travelling is more than culture and nice pictures.

Continuando com o tema "viagem", gostaria de falar sobre coisas que a gente aprende por esse mundão-de-meu-Deus que são de caráter mais particular, individual. Não estão nos guias turísticos. São as experiências que marcam e nos mostram perspectivas e ângulos diferentes de situações conhecidas e até mesmo situações novas. Cada viajante as sente de um jeito. E aprende com elas. Eu aprendi muito com elas!


O que consegui aprender de mais legal em viagens, longas e curtas, foram duas coisas. Duas coisas que me mostraram claramente algo que considero muito importante para nosso crescimento moral e ético:

Coisa Legal #1: preciso de muito menos do que tenho pra viver bem e feliz.
Em 2007, fiz uma viagem de dez dias na qual minha mala foi extraviada e tive que me virar sem "as minhas coisas" durante todos os dez dias! Presentes que havia comprado pra amigos que fui visitar tiveram que ser substituídos por abraços ternos. Não tinha meu precioso secador e usei o cabelo preso durante grande parte do tempo. Comprei algumas peças de vestuário como uma calcinha, um par de sandálias e um vestidinho simples, já que as roupas de calor estavam na mala e eu usava botas de cano longo e jaqueta de couro quando saí de casa!
Em 2010, uma amiga que viajou comigo até comentou que invejava a minha capacidade de sair pra uma viagem de 5 dias apenas com uma malinha de mão! Aprendi! E não passei apertado! ;-)


E, instintivamente, comecei a viver dessa maneira, tendo mais critério na hora de comprar coisas e a sentir menos falta de dez cores diferentes de batom na necessaire!


Coisa Legal #2: tolerância!
Quando a gente vai pra um lugar diferente, provavelmente, vai encontrar gente diferente, comida diferente, às vezes, até língua diferente. Sem falar nos costumes. E nem todos os viajantes têm paciência em aceitar tais diferenças, nem que seja somente por uns dias. Em algumas situações, até fazem chacota do pessoal local.
Eu sempre tentei ser compreensiva com os costumes locais, do lugar onde estou de visita, e me adequar à situação momentânea, pra aproveitar a experiência. Até incorporei o hábito de tomar chá, depois de um tempo em Cingapura e aprendi a apreciar comida apimentada, depois de algumas idas à Índia. Mas, o que mais gostei de aprender sobre ser tolerante, nessas minhas viagens, foi com a comunicação em línguas diferentes. O que realmente importa é a comunicação, de uma forma educada, mesmo que a gramática não seja perfeita, seja lá em que língua for a conversa. Mas, vi muito brasileiro zombar de alguém por não falar um inglês imaculado...!


Acho que por causa das dificuldades que um viajante passa, em determinadas situações, e sobrevive a elas, lhe dá a chance de aprender a ser mais humilde e aceitar que coisas, pessoas, costumes e situações, mesmo que diferentes de seu cotidiano confortável, podem também funcionar perfeitamente, em harmonia com a gente local e, quiçá, até com ele mesmo! Se ele se permitir aproveitar a experiência plenamente!


E você? O que aprendeu de mais legal em suas viagens? Aquilo que não está nos livros ou que mudou sua forma de encarar certas situações. :-)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Travelling is more than culture and nice pictures.

Continuing with the theme "travelling", I would like to talk about things we learn from the world which are of a more particular and individual matter. They are not in tourist guidebooks. They are experiences that mark and show us different perspectives and angles of familiar situations and even new situations. Every traveler feels them in a particular way. And learn from them. I learned a lot from them!

The coolest things I could learn on my trips, long and short, were two. Two things that clearly showed me something I consider very important to our moral and ethical growth:

Cool Thing # 1: I need a lot less than I have to live well and happy.In 2007 I made a trip of ten days on which my luggage was lost and I had to cope without "my stuff" during all ten days! Gifts I had bought for friends I went to visit had to be replaced by warm hugs. I didn´t have my precious hair drier and kept my hair tied for most of the time. I bought a few pieces of clothing as underwear, a pair of sandals and a simple dress, since the summer clothes were in the bag and I wore long boots and leather jacket when I left home!
In 2010, a friend who traveled with me even commented that she envied my ability to go out on a 5-day trip with only a small carry on bag! I learned! And didn´t have a problem! ;-)

And instinctively, I began to live that way, having more discretion when buying things and regretting less not having ten different colors of lipstick in my necessaire!

Cool Thing # 2: tolerance!
When we go to a different place, probably will find many different people, different food, sometimes even different language. Not to mention the customs. And not all travelers have the patience to accept those differences, even if it is only for a few days. In some situations, even mocking the local people.

I always tried to be sympathetic to local customs, the place where I am visiting, and I adapt to the momentary situation, to enjoy the experience. I´ve introduced the habit of drinking tea, after a while in Singapore and learned to appreciate spicy food, after a few trips to India. But what I liked most to learn about being tolerant, on my travels, was with communicating in different languages. What really matters is communication in a polite way, even if the grammar is not perfect, whatever the language the conversation is. But I saw many Brazilian mocking someone for not speaking immaculate English...!

I think because of the difficulties that a traveler goes through in certain situations, and gets over them, gives him/her the chance to learn to be more humble and accept that things, people, customs and situations, even if different from his/her comfortable everyday life, can also work perfectly in harmony with the local people, and perhaps even to himself/herself! If he/she does allow himself/herself to fully enjoy the experience!

What about you? What did you learn the coolest on your travels? That that is not in books or that changed your way of looking at certain situations. :-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts