Pages

Translate

What do you seek?

Monday, October 3, 2011

Crave Sydney Food Festival.

Foi só uma manhã, mas, muito bem aproveitada! :-)

Começou, no último sábado, o Craves Sydney Food Festival, o festival gastronômico de Sidnei. E vai por todo o mês de outubro. Haverá todo tipo de evento acontecendo em cada canto da cidade: cafés da manhã na praia, jantares com celebrity chefs, workshops, cursos, feiras etc.

O primeiro evento do festival foi o World Chef Showcase, no último fim de semana. onde vários chefs super badalados deram demonstrações, ao vivo, num palco montado no hotel Hilton, de algumas de suas criações espetaculares.

Assisti à apresentação do chef Martin Benn, dono do restaurante Sepia, de Sidnei. Sua moderna leitura dos ingredientes japoneses usa tecnologia sofisticada pra criar pratos como Japanese Stones (pedras japonesas) que consiste em diversos cremes (chocolate, cereja e coco) congelados em nitrogênio líquido e cobertos com chocolate branco tingido com pó de bambu queimado. A aparência final do prato é de uma torre de pedras pretas. Ao morder a casquinha superficial, o creme gelado do recheio derrete na boca como se fosse uma calda! Uma delícia! Sem falar que dá até gosto de comer uma sobremesa tão bonita. E que deu tanto trabalho pra ser produzida: o preparo completo leva dois dias!

A segunda parte do programa era de uma 'mesa redonda' entre três críticos gastronômicos sobre o futuro da gastronomia no mundo. Aparentemente, todos têm a sensação de que os chineses devem dominar também o mundo gastronômico nas próximas décadas.

Pra fechar a primeira manhã do festival, subiu ao palco o chef paulistano Alex Atala pra contar um pouco sobre os ingredientes extraídos da amazônia. Ele demonstrou diversos ingredientes à audiência como pimenta de cheiro, arroz preto e tapioca. Muito simpático e de uma honestidade comovente, o chef conquistou a todos. O pessoal sentado à mesma mesa que eu, ficou de boca aberta ao experimentar os ingredientes e o prato preparado por ele: ostras empanadas em farinha de rosca e cobertas com tapioca marinada. Resultado de uma longa 'viagem astral' na qual Alex Atala criou o mais delicioso jeito de comer ostra quente, em vez de fresca e crua!

Ao final do show, a fila pra conseguir um autógrafo, fazer perguntas, tirar foto ou simplesmente cumprimentar Alex Atala era longa. Mas, esse é o tipo de situação em que, ser brasileiro, traz vantagens e eu tive passagem livre até a cozinha pra falar com ele! Extremamente atencioso, Alex Atala conversou com todos, tirou fotos, deu autógrafos, respondeu a todas as perguntas e distribuiu sorrisos.

Eu, feliz da vida, saí com o livreto do programa do evento autografado por ele, uma foto e a fantasiosa sensação de que aprendi algo sobre "fine dinning". Mas, definitivamente, aprendi algo sobre meu próprio país! E foi com um conterrâneo, do outro lado do mundo!! :-D


Mais uma vez, obrigada e parabéns, chef Alex Atala!

No comments:

Post a Comment

Popular Posts