Pages

Translate

What do you seek?

Tuesday, July 26, 2011

Você também pode! / You can also!

"Que cabelo bonito!" "Como ela dança bem!" "Carrão, hein!" "Ele nunca perde o bom humor!"

Todos já ouvimos, e dissemos, frases como essas. Estamos, grande parte do nosso tempo, querendo ser ou ter algo mais, nos comparando à outras pessoas. Isso é saudável, até um certo ponto. Até o ponto em que essa admiração nos impulsiona pra mudarmos algo na nossa rotina e nos ajudar a melhorar, chegar mais próximo ao que se quer obter. Seja emagrecer, trocar de emprego, voltar a estudar, aprender a costurar...

É aquela inveja benéfica que, no primeiro momento desperta a nossa cobiça e, no segundo, nos mostra que é possível - já que o outro conseguiu, eu também consigo! - e, finalmente, nos move na mesma direção. É uma atitude completamente diferente da de pessoas que só sentem inveja e não a motivação pra conseguir o mesmo. Aí, fica só a inveja, que traz junto maledicência, falsidade, rancor e montes de outros sentimentos ruins.

É claro que tenho uma historinha pra ilustrar mais esse post. Sempre tenho uma historinha que aconteceu comigo pra contar... :-)

Eu costumava visitar os clientes da empresa em que trabalhava, juntamente com o vendedor, dependendo do projeto que rolava no momento. Uma mulher que visitávamos, vez por outra, tinha unhas lindas, bem feitas e eu ficava encabulada de mostrar as mãos porque naquela época não tinha o costume de fazer as unhas regularmente e as minhas unhas não se comparavam às dela, sempre bem cuidadas e esmaltadas. Eu, claro, nunca disse nada à ela, mas, comecei a "dar um tapa" no visual das unhas, de vez em quando. Quando uma amiga me indicou um salão, eu testei e me apaixonei pela Maga das Unhas! - a Erika. Pronto! Salão toda semana pra fazer as unhas, pés e mãos. Daí pra frente, sempre foi elogios, amigas querendo saber onde eu fazia as unhas e tal. Fiquei super feliz porque eu também podia ter unhas bonitas! :-)

Alguns anos mais tarde, aquela mulher, a cliente das unhas bonitas, veio trabalhar na mesma companhia que eu, no mesmo departamento, e nos tornamos colegas de trabalho. Eu, acredite, já havia esquecido a história das unhas! Até que um dia, ela virou e me disse: "Fernanda, acho suas unhas tão bonitas, bem cuidadas. Eu nunca tive unhas assim". Naquele momento, eu me lembrei que eu é que invejava as dela, no passado! Daí, sim, eu contei que ela tinha um certo mérito na atual aparência das minhas unhas e a agradeci por isso. Demos risada e trocamos figurinhas do tipo marca de esmalte, formato de unha etc

Esse episódio me ensinou como fazer com que a inveja seja uma coisa positiva na nossa vida. Querer o mesmo que o outro tem pode ser o empurrãozinho que a gente precisava pra correr atrás. ;-)

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

You can also!

"What a beautiful hair!" "She dances so well!" "What a car!" "He never loses the sense of humor!"

We've all heard, and said, something like those. We are, most of our time, wanting to be or have something else, comparing us to other people. It is healthy, to a certain point. To the extent that this admiration moves us to change something in our routine and help us to improve and get closer to what you want to get. Whether losing weight, changing jobs, going back to school, learn to sew ...

It is that kind of positive envy which, at first arouses our greed, and at the second shows us that it is possible – “He can, I can also!” - And finally moves us in the same direction. It is a completely different attitude from that of people who feel just envy and not the motivation to achieve the same. Then, it is just envy, which brings together slander, rumors, anger and lots of other bad feelings.

Of course I have a story to further illustrate this post. I always have a story to tell what happened to me ... :-)


I used to visit the company's customers with the seller, depending on the project on at that moment. A woman who we used to visit occasionally had beautiful nails, well done and I was embarrassed to show my hands because at that time I wasn´t used to have my nails done regularly and they weren´t comparable to hers, always well looked after and looking nice . I, of course, never said anything to her, but I started to care more about the look of my nails. When a friend took me to a salon, I tried and I fell in love with the Nails Wizard! - Erika. That was it! Going to the salon every week to get my nails done, fingers and toes. From that point on, there was always compliments, friends wondering where I had the nails done and such. I was super happy because I could have beautiful nails too! :-)

Some years later, that woman, the beautiful nails´ client, joined the same company as me, in the same department, and we became colleagues.
Believe me, I had already forgotten that story! Until one day, she turned and said, "Fernanda, I think your nails are so beautiful, well cared for. I never had nails like that." At that moment, I remembered that I used to envy hers in the past! Then I told her that she had a certain merit in the actual looks of my nails and thanked her for that.
We laughed about it and exchanged tips about nails polish brands, nails shapes etc.

That episode taught me how to make that envy plays as a positive thing in our life. Wanting the same as the others have can be the push we needed to go for it. ;-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts