Pages

Translate

What do you seek?

Friday, October 7, 2011

Mel, doce mel.

Este líquido dourado é o produto milagroso de abelhas e uma deliciosa alternativa natural ao açúcar branco.

O fascinante processo de fazer mel começa com as abelhas recolhendo o néctar das flores que, em seguida, mistura-se com enzimas especiais na saliva das abelhas, iniciando um processo químico que transforma o néctar em mel.

O mel tem sido usado desde os tempos antigos, tanto como um alimento como medicamento. A prática da apicultura para a produção de mel, remonta a, pelo menos, 700 ac. Por muitos séculos, o mel foi considerado sagrado, por ser maravilhosamente doce, bem como por sua raridade. Foi usado principalmente em cerimônias religiosas para homenagear os deuses e para embalsamar os mortos. Também foi usado para uma variedade de fins medicinais e cosméticos. Por um longo tempo na história, sua utilização na culinária foi reservada apenas para os ricos, uma vez que era muito caro.

O prestígio do mel continuou por milênios até um acontecimento fatídico na culinária e na história mundial: a "descoberta" do açúcar refinado feito de cana-de-açúcar ou beterraba. Uma vez que estes proporcionavam uma forma relativamente barata de adoçar, substituíram o mel para o uso culinário. Desde então, embora o mel ainda seja usado para adoçar, muito do seu uso tornou-se focado em suas propriedades medicinais e uso em confeitaria.

Além de sua reputação como adoçante nutritivo da natureza, pesquisas indicam que o mel seja útil também como um agente antimicrobiano e antioxidante. Além de ser fonte de diversos sais minerais e vitaminas C e do complexo B.  Mas, tem o mesmo teor de calorias do açúcar e é restritivo aos diabéticos.

É importante manter o mel armazenado em um recipiente hermético para que não absorva a umidade do ar. Uma vez mantido em ambiente fresco e seco, durará quase que indefinidamente. Uma razão para isso é seu elevado teor de açúcar e acidez que ajudam a inibir o crescimento de microorganismos.

Vale lembrar também que a qualidade do mel é em função das plantas e do meio ambiente a partir do qual o pólen, sucos, néctares e resinas foram recolhidos. Outras substâncias encontradas no ambiente - incluindo traços de metais pesados, pesticidas e antibióticos - foram encontrados no mel. Então, não alimente crianças menores de um ano de idade com mel. Mas é seguro para crianças com mais de doze meses e adultos.

Se o mel estiver cristalizado, coloque o recipiente em banho-maria por 15 minutos para devolvê-lo ao seu estado líquido. Não aqueça o mel no microondas porque pode alterar seu sabor.

No mais, é só saborear as infinitas opções de uso do mel na sua alimentação: misturado ao iogurte natural ou em salada de frutas, em vez de leite condensado, com cereais, bolos, biscoitos, molhos, sorvetes.

Aqui, a minha receita de PÃO DE MEL:

ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 xícara de mel
1 xícara de leite
2 colheres de manteiga (ou margarina)
3 ovos
1 colher de fermento
canela em pó
cravo em pó
noz moscada em pó

preparo
1. Bater as claras em neve e reservar;
2. Misturar as gemas com o açúcar e o mel. Adicionar a manteiga derretida;
3. Adicionar à mistura a farinha e o leite. Em seguida, adicionar o fermento e as especiarias.
4. Misturar gentilmente as claras e depositar em forma untada;
5. Assar em forno médio, pré-aquecido, por uns 40 minutos, dependendo do seu forno;
6. Deixe esfriar na assadeira antes de desenformar.

Eu não uso nenhum tipo de cobertura, mas, quem quiser, fique à vontade! ;-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts