Pages

Translate

What do you seek?

Friday, April 22, 2011

O Zé.


Toda família ou grupo de amigos tem um Zé. Já percebeu isso? "O Zé da Bene vem?" ou "Zé, fecha a boca!" ou "O Zé vai me dar uma carona até a rodoviária."... Todo mundo já 'chamou', 'xingou', 'buscou', 'trucou', 'foi filho, primo, cunhado', de um Zé!
O Zé é o cara sempre presente. E o Zé sempre tem alguma habilidade que sobressai das habilidades dos demais... 'João', 'Marcelo', 'Ricardo'. O Zé conhece todas as músicas do Waldick Soriano ou toca violão ou sabe cozinhar.

Eu conheci um Zé, recentemente, que sabe cozinhar. Não sei ainda das suas outras habilidades, mas, o cara fez um quibebe (ele chama de 'charque') que fica ó, uma delícia! Acompanhei a cruzada que foi preparar o panelão pra dez pessoas.

Em linhas bem simples, ele picou duas abóboras redondas - não pode ser aquela de pescoço, que é muito doce - e aferventou, descascou. Aferventou por duas vezes e lavou por duas vezes os pedaços de carne seca (charque ou jabá) - pra tirar o excesso de sal - e pôs na pressão. Picou cebola branca e salsinha. Dourou a carne, acrescentou a cebola, depois a salsinha, daí, os pedaços de abóbora e a água na qual aferventou as abóboras. Deixou cozinhar um pouco, adicionou uns temperos - tudo que foi achando no armário - e deixou o caldo engrossar mais um pouco. Voilà!! Pronto!

O processo todo levou um pouco mais de duas horas e o copo de cerveja gelada sendo "corrigido" o tempo todo.

Nada melhor para um domingão com a família e os amigos (sem Faustão!) do que comer bem e ainda ter o privilégio de aprender como o chef faz a mágica acontecer! ;-)

Valeu, Zé (da Marina)!!

A mulher da foto não é a Marina. É a minha mãe! hehe... desculpaí, Waldir! :-)

No comments:

Post a Comment

Popular Posts