Pages

Translate

What do you seek?

Thursday, March 1, 2012

Snacks! :-)

Sabe aquelas horas, entre refeições, que "dá uma vontade de comer alguma coisa"? Não é exatamente "fome", mas, simplesmente vontade de mastigar algo.

Nessas horas, o melhor é fazer testes. Primeiro, tente se ocupar e desviar a atenção. Se estiver no trabalho, concentre-se na reunião ou em responder um e-mail. Se estiver vendo televisão, vá procurar o que limpar ou arrumar as gavetas. Se o primeiro teste falhar, tente o segundo que é mascar chiclete. Mas, se o estômago começar a roncar - o que é bem provável porque a mastigação pode estimular o apetite -, daí, renda-se e apele para um snack - um lanchinho.

O tal do "lanchinho" pode virar um problema pra saúde se não tomarmos cuidado! Um problema é que, se tomarmos o lanchinho muito perto da próxima refeição, vamos acabar ficando sem almoçar ou jantar e daí querer outro lanchinho mais tarde, quando a fome aparecer, fora de hora. Outro problema é a quantidade, o tamanho do lanchinho. É pra ser só um snack e não do tamanho de um prato de comida! Mas, acho que o pior de tudo é a qualidade do lanchinho. Em vez de enchermos a geladeira e a despensa com bombons, biscoitos e bolinhos, há uma lista grande de opções mais saudáveis. Mas, não quero falar de comida ruim, que faz mal. Só de comida boa. E gostosa! :-)

Aqui, uma lista de opções de snacks digna de fazer parte da sessão Dicas Geniais desse blog! hehe

frutas frescas 
Qualquer fruta que você goste. Procure sempre ter em casa as suas favoritas e de preferência já lavadas e prontas pra comer, só pra não dar preguiça na hora da "larica".
Uma ideia pra 'fazer de conta' que a gente está comendo petisquinho é comer frutas pequenas como uva, morango, amora, jabuticaba.

frutas secas
Como ameixa, passas, damasco, banana, maçã, tâmaras.

frutas cristalizadas
Como mamão, gengibre, abacaxi, figo. Só cuidado com o conteúdo de açúcar.

nozes, castanhas, amêndoas, amendoim, pistache
Só vale lembrar que as pessoa alérgicas a esses alimentos, têm que ter cuidado. Outro cuidado é com o conteúdo de açúcar ou de sal, nas versões caramelizadas e salgadas.

barra de cereais
Aqui, de novo, cuidado com o conteúdo de açúcar. Há muitas dessas barrinhas no mercado cobertas de chocolate ou com tanto açúcar que acaba fornecendo mais calorias que uma barra de chocolate. Escolha a menos calórica das que você gosta. Compare os rótulos.

pipoca
Feita em casa e sem muito sal nem muita manteiga.

iogurte
Se você gosta da versão light (com menos gordura ou menos açúcar), ótimo. Se não, o iogurte regular também vale. Aqui, também vai bem o iogurte natural, sem sabor. E você ainda pode adoçar com mel! ;-)

queijo branco
Temperado com azeite e orégano... mmmmm!

legumes e vegetais 
Palitinhos de cenoura, pepino, aipo, beterraba - meu irmão comia beterraba como se fosse maçã! -, azeitona, milho verde, ervilha, tremosso. O alerta fica por conta doconteúdo de sal, no caso das conservas.

atum e sardinha enlatados
Pra comer de colher, dentro do sanduíche ou desfiado sobre a salada. Só tome cuidado com o conteúdo de óleo. Há versões enlatadas com água em lugar do óleo.

Só pra comer? E pra beber?

vitamina de leite com frutas
Um shake bem feito pode servir como um snack bastante nutritivo. Use aqui também as suas frutas preferidas. Substitua o leite por iogurte. Use mel, aveia ou outros cereais.

suco fresco de frutas
Refrescante e com todos os nutrientes das frutas que você gosta. Só não vá encher de açúcar! Dá sede! ;-)

água aromatizada
De preferência, caseira, sem açúcar. Adicione rodela de limão, laranja ou grapefruit, folhas de hortelã.
Se sentir saudade do refrigerante, use água com gás.

leite puro
Mais substancial que a água. Mas veja lá se você não vai "engrossar" o leite com achocolatado, hein!

Não adianta nos enganarmos, todo mundo gosta de um bom snack no meio do dia. Eu adoro! É uma diversão tentar lembrar o que tem na geladeira! Melhor ainda quando abro e encontro algo ainda mais gostoso que eu tinha esquecido que estava lá! Ainda bem que é sempre algum snack da lista acima... ;-)

Onde foi que bateu a fome?
Em casa: tenha sempre estocado pequenas porções do seu snack favorito.
Pra levar na bolsa: dê preferência aos secos (barra de cereais, frutas secas, amêndoas), que não estragam fácil e são leves.
No trabalho: os secos também e qualquer outro se houver como estocar apropriadamente.
Almoço rápido em casa: sanduiche natural que você pode preparar vários e manter no freezer, vitamina de frutas, iogurte, queijo branco, atum. E combinações disso tudo.
Almoço rápido na rua: sushi, sanduíche natural, super vitamina. Há vários restaurantes, lanchonetes, padarias e lojas de conveniência que vendem pequenas e saudáveis refeições que são uma delícia. Experimente!

A maioria dos médicos e nutricionistas aconselham que é bom ter várias refeições - pequenas - ao longo do dia. Então, viva o lanchinho! Viva a hora do snack! :-D

No comments:

Post a Comment

Popular Posts