Pages

Translate

What do you seek?

Wednesday, February 22, 2012

Paçoquinha.

Outro dia, um amigo australiano que morou por um tempo na Inglaterra e dividiu o apartamento com dois amigos brasileiros, me perguntou se eu conhecia "aquele doce brasileiro feito com amendoim que parece um pilarzinho e desmancha na boca". Eu perguntei como ele foi apresentado à paçoquinha e ele contou que um dos rapazes trouxe de uma de suas viagens ao Brasil. E ele adorou!

Depois dessa conversa, fiquei pensando que, apesar de gostar muito de paçoquinha - qual brasileiro não gosta?! - nunca pensei em fazer em casa. Pra quê? No Brasil, paçoquinha é super fácil de encontrar e barato. Em Cingapura, país onde morei por uns anos, há vários doces e pratos feitos com amendoim. Então, acho que nunca senti realmente falta de comer paçoquinha. Já na Austrália, a história é diferente: o único produto de amendoim fácil de encontrar por aqui é pasta (tipo Amendocrem), além do próprio amendoim que é muito apreciado pelos australianos como petisco.

Existe um site na internet que importa e entrega aqui na Austrália alimentos populares do Brasil como Guaraná Antarctica, Paçoquita, Pão de Queijo etc. Mas, o pacote com 16 paçoquinhas custa em torno de R$ 20,00!!

Então, decidi tentar uma receita de paçoquinha caseira. Procurei na internet e encontrei várias receitas com farinha de milho, pasta de amendoim, leite condensado, biscoito maisena etc e acabei com uma receita "híbrida", criada por mim, com ingredientes que consegui encontrar por aqui:

1 1/2 xícaras de amendoim descascado, torrado e moído
1 xícara de biscoito maisena ou maria (aqui, usei um biscoito chamado milk and coffee, parecido com o nosso maisena) moído
1 xícara de açúcar refinado
1/2 colher de chá de sal
3-4 colheres de sopa de manteiga

Quanto mais fino se conseguir moer os amendoins e os biscoitos, melhor. Eu usei um liquidificador, mas, um processador de alimentos é mais eficiente. Também fica melhor usando açúcar mais fino, tipo o de confeiteiro. Daí, é só misturar tudo numa vasilha, com uma colher e ir adicionando aos poucos a manteiga derretida até dar liga e moldar.

Eu não tenho o molde pra fazer os "pilarzinhos" de paçoquinha, então, improvisei com o copinho de cachaça! Só pra ver se a receita dava certo. Ficou uma delícia!! :-D

No comments:

Post a Comment

Popular Posts