Ontem, comprei castanhas de caju, nozes e amêndoas e resolvi tostá-las um pouco no forno. Pra otimizar o uso de energia elétrica (tenho forno elétrico), peguei o pedaço de abacaxi que estava na geladeira e fiz um bolo de abacaxi com coco. Foi uma ótima ideia porque o bolo ficou uma delícia!
À noite, me deu vontade de comer pizza. Meu marido já se preparava pra ir buscar na pizzaria que fica aqui pertinho quando eu resolvi "fazer" a pizza!
Enquanto trabalhava a massa, me dei conta do incrível ingrediente que é a farinha de trigo! Tanta comida é feita com farinha de trigo! Massas, bolos, biscoitos, molhos, panquecas, pães, tortas, empanados! Uma lista imensa de receitas que levam farinha de trigo. E eu faço muito uso dela. Imagino que gasto 1kg de farinha a cada duas semanas.
O trigo é usado em forma de farinha desde milênios antes de Cristo. Chineses criaram o macarrão que, dizem, foi levado à Itália por Marco Polo. Muito antes deles, os egípicios já faziam pães, bolos e até bebidas com o trigo e sua farinha. E, hoje em dia, é difícil imaginar a indústria de alimentos sem o uso da farinha de trigo. Com todo mundo dependendo mais e mais do supermercado e da comida de conveniência, como ficaríamos se não existisse a amiga farinha de trigo? Nada de pãozinho quentinho, na padaria. Nem mesmo pão de fôrma industrializado. E como ficar sem macarronada? E sem pizza?!
Claro, há outras farinhas que também são usadas em pães, bolos, massas etc, mas, nenhuma bate a farinha de trigo em versatilidade, graças à presença do glúten.
Sei que muita gente vai dizer que "é preciso evitar o excesso de carboidratos na alimentação", "diminuir o consumo de pães e farináceos", "ficar longe de massas" e essas coisas, mas, acredito que seja possível ter uma dieta saudável sem se privar das comidas gostosas feitas com farinha de trigo.
Eu gosto de pizza. Gosto muito de pizza. Apesar disso, acho que só como pizza uma vez a cada dois, três meses. E, se eu mesma fizer a pizza, usarei farinha integral, que tem mais fibras que a branca, controlarei a quantidade de azeite e sal adicionados à pizza e poderei criar recheios com o que tiver em casa: queijo branco, verduras e até frutas. Nem todas as pizzarias têm um cardápio variado e saudável, com opções menos calóricas. Também faço uso de adoçantes em lugar do açúcar para fazer bolos e biscoitos. Nem sempre substituo 100%, mas, pelo menos, uma parte. E sempre adiciono frutas, castanhas, aveia, mel.
Seria uma crueldade a nós mesmos nos privarmos dos prazeres proporcionados pela farinha de trigo na culinária mundial! Vida longa à Vossa Majestade Imperial, a Farinha de Trigo! :-)