Ah, o tempo! Há tantas maneiras de se abordar o tema "tempo"! Eu vou simplesmente deixar 'sair pra fora' as ideias, usando o tempo, significando a passagem dele... horas, dias, semanas etc.
A gente é, na essência, impaciente. Reclama da fila, acha ruim quando o ônibus está dois minutos atrasado, não tem tempo pra visitar um amigo, come cru e quente.
Feliz é aquele que aprende cedo que o mundo anda num rítmo diferente do que desejamos. Assim como não temos pressa pra resolver o problema dos outros, os outros, da mesma forma, não têm pressa com os nossos!
Levou um tempo até que eu me encontrasse aqui, sentada num sofá muito aconchegante, de frente pra uma janela grande onde um vale das Blue Mountains me mostra um quadro lindo, com árvores, pássaros e um céu super azul a perder de vista. Esse é meu novo lar. Depois de 5 meses matando a saudade do Brasil, me mudei pra Austrália, onde pretendo fincar pé - pelo menos, até a próxima aventura! ;-).
Foi um período em que o plano era esse mesmo, revisitar a minha gente, lá no Brasil, enquanto aguardava o visto de imigração. Mas, como típica humana, nem sempre encarei a situação como positiva, pra aproveitar o tempo me divertindo. Ao contrário, muitas vezes, passei horas e até dias lamuriando sobre a demora do processo de imigração, me sentindo presa e impotente. Quanto drama e estupidez!
Os meus principais mecanismos pra lidar com a frustração da espera é me manter ocupada e otimista. Sempre mantenho o bom humor e a fé de que, no final, tudo dará certo. E procuro o que fazer pra preencher o tempo e manter a cabeça ocupada com coisas úteis. E mesmo assim, durante esse tempo, confesso que, em muitos momentos, não consegui manter nem o bom humor e nem a mente ocupada! E daí, já sabe o ditado: 'cabeça vazia é morada do diabo!'. E a depressão toma conta da gente. Mas, graças a Deus, comigo, esses momentos nunca foram muito duradouros e sempre encontrei uma forma de escapar do baixo-astral.
Acredito muito naqueles ditados sobre "o dia é a tela e a paisagem é você quem pinta", "você é quem decide se o seu dia será bom ou ruim". Em outras palavras, está em mim a decisão de ser feliz ou infeliz hoje. Eu escolho se encaro a espera como uma prisão ou como uma oportunidade de reflexão.
Então, decidi refletir - e me divertir -, já que tinha todo o tempo do mundo! Foi muito bom! Descobri um canal pra desenvolver uma velha vocação, aprendi a costurar, escrevi bastante e cozinhei bastante também, fui a lugares que desejava ir há muito tempo. Mas, tenho que admitir que poderia ter feito muito mais se não fossem os momentos sombrios que me deixaram triste por estupidamente pensar que estava perdendo meu tempo! Foi por estupidez que realmente perdi meu tempo me sentindo triste!!
Bom, o aprendizado que ficou pra mim foi que é preciso não sentir pena de si mesmo por coisas que nos acontecem. mas, simplesmente encarar os desafios e seguir em frente, sem desanimar e sem reclamar. Mantendo o bom humor e a esperança. Temos total responsabilidade sobre o tempo que nos é dado e me recuso a desperdiçá-lo, irresponsavelmente, me sentindo triste! :-)